Lesões no Joelho

ARTROSE NO JOELHO

A artrose, também chamada de osteoartrose, artrite ou osteoartrite, é uma degeneração da cartilagem articular e da articulação. O joelho é a articulação mais acometida, em cerca de um terço dos casos. A artrose é muito mais comum em pessoas com mais de 60 anos de idade. Nesta faixa etária cerca de 50% das pessoas apresentam algum grau de artrose.
A artrose pode ser causada por múltiplos fatores, isolados ou combinados. Entre estes se incluem:  Idade  Predisposição genética  Excesso de peso  Lesões prévias no joelho (ex: ligamento, cartilagem ou menisco)
Sim, existe tratamento para a artrose no joelho. O objetivo do tratamento é aliviar ou eliminar a dor, e permitir boa função da articulação e qualidade de vida. Devemos ressaltar que tratamento é diferente de cura. Na maioria dos casos não é possível curar a artrose, por se tratar de um desgaste ou degeneração. Mas o tratamento adequado é eficaz na grande maioria dos casos. Isto inclui medicações por via oral, infiltrações no joelho e cirurgia. Atualmente há no mercado medicamentos e substâncias indicadas para o tratamento da artrose. Estes medicamentos são são basicamente suplementos para a cartilagem. Entre estes incluem-se o sulfato de glicosamina, o sulfato de condroitina, o colágeno hidrolisado, o colágeno não desnaturado e alguns fitoterápicos. Estes medicamentos, de maneira geral, possuem menos efeitos colaterais que os analgésicos e antiinflamatórios. Há estudos que mostram sua eficácia para redução dos sintomas, mas não há conclusão sobre sua capacidade de recuperar o desgaste causado pela artrose. Outras medidas muito importantes são o controle do peso, exercícios de fortalecimento muscular para as pernas e coxas e atividades físicas leves a moderadas.