O que eu preciso fazer antes de começar a correr?

Quais são as orientações para quem quer começar a correr? Para responder a esta pergunta, é necessário saber qual o seu objetivo com a corrida.

  1. Quero começar a correr para aumentar minha atividade física e melhorar minha saúde. Neste caso, se você não tem nenhuma dor nas pernas e nas articulações e nenhum outro sintoma não é necessária nenhuma avaliação. Se você tem mais de 35 anos ou alguém na família que teve problemas cardíacos, é necessária uma avaliação cardiológica.
  2. Quero correr para emagrecer. Se você está com sobrepeso ou obesidade é necessário uma avaliação nutricional. Lembre-se que atividade física não compensa maus hábitos alimentares. Além disso, pessoas obesas podem ter dor nos joelhos com a corrida, e exercícios com menos impacto, como caminhada, são mais indicados no início.
  3. Quero participar de provas ou competições. Neste caso é fortemente recomendável uma assessoria esportiva especializada, além do que foi dito acima. Isto irá ajudá-lo a atingir seu objetivo de forma realista e com muito menos risco.

A corrida é um excelente exercício e os benefícios superam amplamente os riscos. Iniciar o treino de forma gradual e progressiva irá reduzir os riscos de lesões. Exercícios de musculação intercalados com a corrida também irão ajudar a prevenir lesões e melhorar seu desempenho.

Lembre-se: se apresentar algum sintoma consulte um especialista. Boa corrida!

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