Dicas para os “atletas de final de ano”

Todos conhecem a expressão “atleta de fim de semana”, para descrever aquelas pessoas que não praticam atividades físicas regulares, e esporadicamente fazem exercícios intensos e vigorosos.

Entretanto, muito mais preocupante que o atleta de fim de semana é o atleta de fim de ano. Aquele que resolve jogar a única partida de futebol do ano, ou iniciar atividades físicas e entrar em forma como resolução de Ano Novo.

Em primeiro lugar, levar uma vida mais saudável e entrar em forma é uma excelente decisão, e nunca é tarde para começar. Entretanto, se feito da maneira incorreta, pode causar lesões e prejudicar sua saúde, ao invés de melhorá-la. Portanto, aqui vão algumas dicas para os atletas de fim de ano.

1) Início leve e gradual Toda atividade física deve ser feita gradualmente. Em exercícios de musculação, por exemplo, é muito comum ocorrer dor após iniciar um programa de exercícios. Essa dor, conhecida como dor muscular de início tardio, ocorre geralmente no dia seguinte ao exercício. Pode afetar vários músculos ou até o corpo todo. Muitas vezes a pessoa não percebe que está fazendo um esforço excessivo na hora do exercício, e por isso é muito importante começar devagar e sentir como o corpo vai reagir, e aumentar gradativamente a carga de exercícios nos próximos dias ou semanas.

2) Pratique o fair play Em esportes coletivos, como o futebol, é fundamental que o jogo seja limpo e completamente amistoso. Entradas vigorosas e faltas, como são vistas no futebol profissional, podem causar lesões graves em pessoas menos acostumadas a jogar, como entorse de tornozelo, joelho, lesões de ligamento cruzado do joelho, e até mesmo fraturas. Portanto, se perceber que não está jogando entre amigos, pule fora.

3) Cuidado com o calor Evite praticar esportes nos horários de muito calor, quando o Sol está mais forte. Prefira os horários antes das 8h da manhã ou depois das 5h da tarde. Algumas pessoas acham que com o calor mais intenso vão suar mais e com isso perder mais calorias, o que é completamente equivocado e aumenta o risco de complicações, como desidratação e insolação.

4) Utilize protetor solar A exposição ao Sol pode causar insolação e queimaduras na pele

5) Beba bastante água É necessário hidratação adequada durante a prática de atividades físicas, e a água é o líquido mais indicado. Para pessoas que praticam esportes muito prolongados, pode ser necessário o uso de isotônicos.

6) Não pratique esportes depois de ingerir bebidas alcoólicas Além de prejudicar seu desempenho, aumenta muito o risco de lesões. Futebol antes do churrasco, ok. Depois do churrasco e da cerveja, nem pensar.

7) Utilize roupas adequadas O material esportivo não precisa ser de última geração, nem o mais caro disponível. Mas precisa ser confortável e adequado para o esporte praticado e de preferência, proteger do Sol.

Deixe uma resposta