Lesões no Joelho

MENISCOS

Os meniscos são compostos de fibrocartilagem e se localizam entre o fêmur e a tíbia dentro do joelho. Cada joelho possui dois meniscos, um medial (interno) e outro lateral (externo). Sua função é absorver parte do impacto que ocorre dentro do joelho, preservando a cartilagem da articulação e evitando o desgaste desta cartilagem.
Não são todas as lesões do menisco que necessitam de cirurgia. Muitas lesões podem ser tratadas sem cirurgia com ótimo resultado. Isso depende do tamanho da lesão, tipo, localização e sintomas do paciente. Nos casos em que a cirurgia é necessária, o procedimento realizado é chamado de artroscopia do joelho. O procedimento minimamente invasivo é realizado por vídeo, por meio de dois “furinhos”, incisões com menos de um centímetro, no joelho.
Não. Atualmente valorizamos muito a função dos meniscos. Na maior parte dos casos em que é necessário operar o procedimento realizado é a meniscectomia parcial, ou seja, retira-se apenas a parte lesionada do menisco, preservando todo o restante do menisco.
Em alguns casos, sim. Depende principalmente do tipo e localização da lesão, porque o menisco possui poucas áreas irrigadas por sangue. Nas áreas dentro do menisco em que não há circulação sanguínea, não ocorre cicatrização e não é indicado suturar o menisco. O ideal é consultar um médico especialista, que saberá indicar o melhor tratamento baseado em todos estes fatores.