OMBRO

Manguito Rotador

O ombro é formado por tendões, articulações, ossos, ligamentos e músculos que em conjunto permitem a maior amplitude de movimento do corpo humano. No entanto essa grande mobilidade pode predispor a ocorrência de patologias que cursam com dor local ou ao redor da cintura escapular.
O manguito rotador é um conjunto de tendões que atuam comoprincipais estabilizadores dinâmicos do ombro. São eles o tendão supraespinal, infraespinal, subescapular e redondo menor. São a fonte de dor mais comum no ombro e podem se apresentar inflamados (tendinite) ou com diferentes tipos de lesões. O tratamento deve ser individualizado para cada paciente sendo a melhora da dor e o retorno às atividades os principais objetivos de todos eles.
O principal sintoma da lesão do manguito rotador é dor. Ela geralmente se apresenta na face lateral do ombro e pode gerar uma sensação de peso no braço. Geralmente costuma piorar à noite e ao se erguer o braço. Dependendo do caso, o paciente pode também apresentar uma dificuldade progressiva emrealizar movimentos com o ombro, principalmente aqueles que demandam a elevação do braço para cima.
Como mencionado acima, o tratamento das lesões do manguito rotador deve ser individualizado. Idade, tipo e tamanho da lesão, demanda do paciente, entre outros, devem ser considerados ao se determinar o plano de tratamento. A fisioterapia é fundamental para a melhora da dor e da função do ombro, no entanto em alguns casos a cirurgia pode ser necessária.