O que é a cartilagem?
Em todas as articulações (juntas) do corpo humano os ossos são cobertos por cartilagem. Desta forma, não existe contato direto entre um osso e outro durante o movimento articular, pois este é contato é protegido pela cartilagem. A cartilagem articular é uma fina camada de poucos milímetros de espessura, branca, lisa e altamente resistente. Com a cartilagem normal, o movimento entre os ossos ocorre de maneira suave, com mínimo atrito e com grande absorção de impacto. A cartilagem não possui nervos ou vasos sanguíneos, e por isso a capacidade de regeneração ou cicatrização da cartilagem é muito limitada. Entre os problemas da cartilagem estão as lesões condrais (condral = cartilagem), fissuras condrais, condromalácia (desgaste da cartilagem), artrose e artrite.
Quais são os sintomas da lesão de cartilagem (lesão condral)?
O tratamento da lesão condral depende dos sintomas do paciente, tamanho e profundidade da lesão, idade, presença ou não de desalinhamento lou deformidade do joelho. De maneira geral, o tratamento não-operatório é o tratamento indicado inicialmente.
Suplementos para cartilagem funcionam?
Os suplementos nutracêuticos para cartilagem são moléculas que fazem parte da cartilagem, como colágeno tipo II, peptídeos de colágeno hidrolisado, glicosamina, condroitina e ácido hialurônico. O uso destes suplementos aumenta a disponibilidade para as células produtoras de cartilagem, chamadas condrócitos, produzirem mais cartilagem. Portanto, estas substâncias fortalecem a cartilagem e ajudam na recomposição das lesões que estão em fase inicial. Entretanto as lesões grandes e profundas de cartilagem não regeneram com o uso destes suplementos.
O que é viscossuplementação com ácido hialurônico? Infiltração do joelho para lesões de cartilagem funciona?
O ácido hialurônico é o principal constituinte do líquido sinovial, que é o líquido que lubrifica as articulações e alimenta os condrócitos, que são as células que produzem cartilagem. Portanto é fundamental a presença de líquido sinovial normal para que o joelho esteja saudável.
O líquido sinovial normal possui uma consistência viscosa, semelhante a um gel, e, portanto, lubrifica as articulações e também serve com um amortecedor de impacto na cartilagem. Além do efeito lubrificante e de absorção de impacto, o ácido hialurônico também diminui a inflamação no joelho, aumenta a produção de líquido sinovial saudável e fortalece a cartilagem.
A eficácia do ácido hialurônico é maior comparada aos medicamentos por via oral para a cartilagem, e seu efeito pode durar por meses, ou até mesmo anos. Porém a resposta ao tratamento é individual e depende de muitos fatores, principalmente a gravidade da artrose e a aderência do paciente ao tratamento multimodal da artrose, que envolve controle do peso e exercícios de fortalecimento e mobilidade.
A aplicação do ácido hialurônico é feita com anestesia local, e após a aplicação o paciente pode andar e se movimentar normalmente, evitando esportes e exercícios físicos por 24 a 48 horas. A infiltração é feita diretamente no joelho. Isto é muito vantajoso, especialmente para pessoas idosas e que tenham outros problemas de saúde, pois o medicamento vai agir apenas no joelho, evitando efeitos colaterais.
Quantas infiltrações no joelho são necessárias?
O número de infiltrações varia de um a cinco, e depende principalmente do medicamento que está sendo utilizado. Existem várias marcas e fórmulas de ácido hialurônico no mercado, que variam de acordo com o peso molecular, concentração, presença de cross-link e volume. Quanto mais alto o peso da molécula de ácido hialurônico, maior a sua durabilidade e menos infiltrações são necessárias. No caso do ácido hialurônico de alto peso molecular, é necessária apenas uma infiltração por ciclo de tratamento.
Existem ácidos hialurônicos desenvolvidos para serem aplicados com uma única infiltração. Outros tipos necessitam de três a cinco infiltrações, dependendo da fórmula. Geralmente, o custo total do tratamento é equivalente, ou seja, uma ampola do medicamento que necessita de uma injeção é equivalente ao preço de três ampolas do medicamento que necessita de três injeções. É necessário avaliar isto com cuidado e observar se está sendo utilizada a dose prescrita na bula.
É possível operar a cartilagem?
Sim, existem cirurgias para cartilagem. As cirurgias para reparo de cartilagem são indicadas para lesões focais profundas em pacientes que não tiveram melhora com o tratamento não-operatório.
O tipo de cirurgia varia de acordo com o tipo e tamanho da lesão. Podem ser feitas microperfurações (microfraturas ou nanofraturas) no local da lesão para estimular a regeneração da cartilagem, associadas ou não ao uso de membranas de colágeno para recobrir a lesão. Também podem ser feitos enxertos de cartilagem (mosaicoplastia) e até mesmo transplantes de cartilagem, para as lesões maiores.