A nutrição esportiva é uma especialidade da nutrição relacionada com a fisiologia do exercício e com a medicina do esporte, com o objetivo de otimizar o desempenho e a recuperação tanto em exercícios recreativos quanto em modalidades esportivas de alta intensidade. Como o nutricionista do esporte proporciona melhor desempenho e recuperação? Por meio de uma prescrição nutricional individualizada, que atenda o requerimento de calorias e de nutrientes específicos à modalidade praticada, à idade e ao ciclo de vida do indivíduo.
Acredita-se que a área de nutrição esportiva seja reservada apenas para “atletas”. Porém está aplicada a qualquer indivíduo que esteja regularmente ativo, desde o entusiasta do fitness amador até o profissional competitivo. Certamente existem diferenças nas necessidades específicas de nutrientes em diferentes pessoas, e portanto é fundamental que o plano de nutrição esportiva seja individualizado. Isto implica em uma assistência nutricional contínua para manter o peso ideal, a composição corporal (relação entre massa muscular e percentual de gordura) e imunidade adequada. Além disso, a nutrição adequada contribuirá para uma menor incidência de lesões musculares e articulares, e por menor incidência de infecções e inflamações.
Com a educação nutricional é possível mudar o comportamento alimentar do indivíduo, para que ele faça escolhas alimentares saudáveis e adequadas à sua realidade, o que implicará em melhor condição de saúde e qualidade de vida.