Para quem é indicada a prótese de joelho?
O tratamento cirúrgico da artrose do joelho, ou osteoartrite do joelho, está indicado nos casos moderados ou avançados do joelho, principalmente quando outras formas de tratamento (fisioterapia, medicação, infiltrações) já foram utilizadas e não apresentam resultado satisfatório.
A cirurgia indicada para estes casos é a artroplastia do joelho, também conhecida como prótese de joelho. Neste procedimento, a cartilagem gasta é substituída por um implante, aliviando ou eliminando a dor e também corrigindo as deformidades do joelho causadas pela artrose.
De maneira geral, a prótese de joelho não deve ser realizada antes que o paciente tenha tentado um bom tratamento não operatório. Por quais razões?
- Muitos pacientes melhoram com o tratamento não-operatório;
- A prótese de joelho é uma cirurgia de grande porte, com tempo de recuperação relativamente longo;
- O paciente precisa ter certeza de que tomou a decisão correta e necessária, o que envolve uma decisão compartilhada com o médico;
- Um bom tratamento irá beneficiar até mesmo os pacientes que tiverem que fazer a prótese, facilitando a sua recuperação.
Entretanto, em casos de artrose avançada, com sintomas que não melhoraram com o tratamento não-operatório, o tratamento cirúrgico com a prótese de joelho é uma excelente opção, quando bem indicada e bem executada por um bom cirurgião ortopédico. É preciso tomar cuidado para não adiar demais a cirurgia, e perder o momento ideal em realizá-la, pois com o avançar da idade a artrose irá se agravar, as condições clínicas do paciente podem piorar, e a cirurgia pode se tornar inviável. A idade ideal para realização da prótese depende das condições de saúde de cada paciente e do grau de artrose, mas em geral situa-se entre 60 e 75 anos de idade.
O que é osteotomia do joelho?
A artrose pode causar deformidades ósseas no joelho. Podemos perceber isto visualmente, em casos onde parece que “o joelho está entortando”. Em alguns casos, pode ser realizada uma cirurgia para corrigir esta deformidade, chamada osteotomia do joelho. A osteotomia consiste em fazer um corte no osso com a angulação precisa para corrigir a deformidade, e fixa-la com placas metálicas. Esta cirurgia apresenta muito bons resultados em casos com a indicação adequada. Geralmente os pacientes com indicação deste procedimento são mais jovens, com artrose ou lesões de cartilagem localizadas.