Condromalácia Patelar

O que é condromalácia?

Condromalácia ou condropatia significa doença da cartilagem. A condromalácia patelar ou condropatia patelar é uma alteração da cartilagem da patela.

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são dor na região anterior do joelho, principalmente para subir ou descer escadas ou rampas, para joelhar ou agachar e ao ficar muito tempo sentado com os joelhos flexionados. Em casos mais avançados, pode haver uma sensação de crepitação ou estalido no joelho ao agachar ou subir escadas, uma sensação de vidro moído ou areia molhada dentro do joelho. Isso ocorre devido a irregularidades da cartilagem, que aumentam o atrito durante o movimento. É um problema muito frequente, principalmente durante a prática de atividades físicas.

O que causa a condromalácia patelar?

A causa mais frequente de condromalácia patelar é a Síndrome femoropatelar (ou patelofemoral), um conjunto de alterações anatômicas e biomecânicas na articulação entre a patela e o fêmur. Entre essas alterações podem estar incluídas o desalinhamento da patela, a frouxidão ligamentar, o encurtamento muscular ou a fraqueza muscular, entre outras. Pessoas sem nenhuma destas alterações também podem apresentar condromalácia se o joelho for muito sobrecarregado por atividades físicas como musculação, cross fit, exercícios com saltos repetidos, agachamentos, aparelhos para fortalecer a coxa, quando feitos com carga excessiva ou de maneira incorreta.

CONDROMALÁCIA PATELAR | Quais as principais causas?

Qual é o tratamento da condromalácia patelar?

Na grande maioria dos casos, o tratamento da condromalácia patelar deve ser focado na correção das alterações biomecânicas relacionadas. São indicados exercícios de alongamento muscular, principalmente da cadeia posterior da coxa, e exercícios de fortalecimento do quadríceps. Há estudos demonstrando também a importância dos músculos estabilizadores do quadril, glúteos e abdômen para evitar ou tratar a condromalácia. Porém é necessário cuidado, pois exercícios realizados de forma inadequada podem piorar o problema. A necessidade de tratamento cirúrgico é pouco frequente, e deve ser indicada apenas em alguns casos com lesões profundas da cartilagem ou instabilidade grave da patela (luxação recidivante da patela).

Medicamentos para cartilagem

Atualmente há no mercado medicamentos e substâncias indicadas para o tratamento de problemas na cartilagem. Estes medicamentos são chamados nutracêuticos, e são basicamente suplementos para a cartilagem. Entre estes incluem-se o sulfato de glicosamina, o sulfato de condroitina, o colágeno hidrolisado, o colágeno não desnaturado e alguns fitoterápicos. Devemos ressaltar que, embora haja estudos que mostrem sua eficácia para redução dos sintomas, não há conclusão sobre sua capacidade de recuperar as lesões de cartilagem. Veja mais em Suplementos para cartilagem funcionam?

EXISTEM MEDICAMENTOS PARA REGENERAR A CARTILAGEM?
Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!