Ligamentos

O que é o Ligamento Cruzado Anterior – LCA?

O ligamento cruzado anterior, conhecido pela sigla LCA, é um dos principais ligamentos estabilizadores do joelho. Os outros ligamentos estabilizadores do joelho são o ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento colateral medial (LCM) e ligamento colateral lateral (LCL). Estes quatro principais ligamentos estabilizadores do joelho (dois ligamentos cruzados e dois colaterais) atuam em conjunto para manter o joelho estável e com biomecânica normal.

Quando existe uma lesão completa de um dos ligamentos do joelho, ocorre instabilidade do joelho. A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA), portanto, causa dor e instabilidade do joelho. Essa instabilidade se manifesta por uma sensação de falseio no joelho.

LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR – LCA

Tive uma rotura do LCA (ligamento cruzado anterior do joelho). E agora?

A lesão do LCA, também chamada de rotura do LCA ou ruptura do LCA, geralmente ocorre devido a uma entorse do joelho ou torção do joelho, durante uma atividade esportiva. Os sintomas mais frequentes no momento da lesão são dor, inchaço no joelho e um estalo no joelho que pode até mesmo ser audível.

Nesta fase o principal é proteger o joelho, evitando esforços, colocando compressas com gelo para diminuir o inchaço e, se possível, usar muletas ou caminhar o mínimo possível. É comum haver dificuldade para movimentar o joelho por causa da dor e do inchaço. Se o joelho estiver bloqueado ou travado pode haver uma lesão de menisco em alça de balde associada. É comum a associação entre lesão do LCA e lesão de menisco, e ambas devem ser tratadas em conjunto.

Esta fase inflamatória logo após a lesão pode durar alguns dias ou semanas. Pode ser necessário o uso de medicamentos ou fisioterapia para recuperar os movimentos do joelho e eliminar o inchaço. Embora muitos casos tenham indicação de cirurgia, raramente é necessário operar com urgência. Um médico especialista deve ser consultado o quanto antes, e outros exames, como a ressonância magnética, podem ser necessários.

É necessário operar a lesão do LCA? Por que?

O LCA (ligamento cruzado anterior) é um dos principais ligamentos estabilizadores do joelho. Após uma lesão (também chamada de rotura ou ruptura) completa do ligamento cruzado anterior não ocorre cicatrização espontânea do ligamento. A lesão do LCA causa instabilidade do joelho, manifestada por uma sensação de falseio, falta de firmeza ou deslocamento do joelho. Este sintoma é mais evidente durante atividades esportivas, mas pode ocorrer também durante atividades diárias.

A instabilidade do joelho causa muita dor e dificuldade ou impossibilidade de praticar esportes e atividades físicas. Além disso, estes movimentos anormais vão provocando lesões adicionais aos meniscos e cartilagem. Por isso, a lesão do ligamento cruzado anterior aumenta o risco de artrose do joelho. Um estudo publicado no American Journal of Sports Medicine mostrou que aquelas pessoas que demoravam mais de dois anos para operar a rotura do LCA apresentavam um risco cinco vezes maior de desenvolver artrose do joelho do que aqueles que operavam nos primeiros meses após a rotura do LCA. O tratamento cirúrgico da rotura do LCA é indicado para a correção da instabilidade do joelho. A técnica mais consagrada consiste na reconstrução do LCA utilizando um enxerto de tendão, retirado do próprio joelho do paciente. Os enxertos mais utilizados são o tendão patelar e os tendões flexores (posteriores) da coxa. Muitos estudos científicos foram realizados e concluíram não haver diferenças significativas no resultado de ambas as técnicas. Sempre esclarecemos o paciente sobre a melhor opção para cada caso. Quando ocorre associação entre a rotura do LCA e menisco as lesões são tratadas em conjunto.

CIRURGIA DE RECONSTRUÇÃO DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR – LCA

Como é a recuperação após uma cirurgia para tratamento de rotura do LCA (reconstrução do LCA)

Após a cirurgia para reconstrução do LCA o paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte à cirurgia, na maior parte dos casos. Orientamos fisioterapia para movimentação do joelho e fortalecimento muscular. Recomendamos o uso de muletas por três semanas, com apoio progressivo do peso. As atividades de rotina retornam progressivamente sendo orientadas caso a caso, dependendo do tipo de atividade do paciente (trabalho em escritório, exigência de atividades físicas no trabalho, etc).

As atividades físicas vão retornando gradativamente, como bicicleta ergométrica antes de dois meses, esteira por volta dos três meses, exercícios de musculação entre dois e três meses, corrida por volta do quarto mês, e outras atividades como futebol e esportes de contato após os seis meses, sendo avaliados todos os critérios para retornar ao esporte com segurança.

Como é a recuperação da cirurgia de reconstrução do LCA?
Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!