Você sofre com dores agudas na região do joelho?
Qualquer esforço físico, o incômodo vem em doses bem difíceis de se suportar.
Pode ser que esteja sofrendo de condromalácia patelar.
Este nome bem específico, significa que a cartilagem do joelho está com um problema de desgaste.
O local afetado se chama patela, que é o osso localizado na parte da frente do joelho. O desgaste pode se desenvolver em graus diferentes, porém os sintomas podem ocorrer em qualquer um deles. O quadro pode ser identificado em diagnóstico feito por um especialista em cirurgia do joelho e medicina esportiva.
Em alguns casos, o uso de medicamentos é recomendado para conter as dores agudas. Em casos mais graves, podem ser necessárias cirurgias.
Descubra a seguir, quais são as possíveis causas da condromalácia patelar.
Continue lendo...

Possíveis causas da condromalácia patelar
A condromalácia patelar pode apresentar diferentes causas.
Não tem como ter certeza do motivo da dor no joelho sem o devido diagnóstico de um médico.
Mas, logo abaixo, você encontra as causas mais comuns.

Sobrecarga repetitiva das articulações do joelho
Geradas por atividades físicas como musculação, levantamento de peso, agachamentos, corridas, saltos, futebol e entre outros exercícios ou esportes.

Músculo fraco na região do joelho e no quadril
Os músculos da perna e da coxa protegem o joelho, atuando como amortecedores. A falta de fortalecimento na região pode sobrecarregar o joelho. Porém, exercícios muito intensos de musculação, para ganhar músculos muito rapidamente, também podem sobrecarregar o joelho.

Fratura ou deslocamento do joelho
Causados geralmente por acidentes que podem ocorrer no dia a dia, em atividades comuns, ou de lazer. Essas lesões podem causar a condromalácia como sequela.

Falta de alongamento
Os músculos dos joelhos necessitam de flexibilidade e movimentação para não sofrer sobrecarga em alguma atividade esportiva. .

Exercícios feitos sem orientação profissional
Pessoas que fazem sozinhas uma rotina totalmente descompensada de exercícios físicos, podem fazer exercícios muito intensos por querer ter resultados muito rápidos e acabam sofrendo as consequências e fazendo de seus joelhos verdadeiras vítimas.

Obesidade
O excesso de peso corporal pode sobrecarregar os joelhos. O nosso corpo tem o peso ideal, respeitando a capacidade física de cada um. Quando uma parte do corpo está fora do padrão natural, geralmente o joelho sofre.

Hiperpresão Patelar
Quando ocorre o desequilíbrio do osso da patela, ocorre a hiperpressão patelar. Este desequilíbrio acontece por variações anatômicas que desequilibram a patela, como patela alta, patela lateralizada, patela inclinada. O diagnóstico depende de exames médicos.

Artrose
A artrose desgasta os tecidos flexíveis na extremidade do osso do joelho. As dores são mais concentradas na região das articulações.

Uso de saltos
Este problema é muito recorrente com o público feminino. O uso diário de salto é prejudicial ao joelho, pois o movimento feito para andar com o calçado exige mais esforço e flexão do joelho.
Conclusão
Como você pode perceber a condromalácia patelartem diversas origens. Caso não seja tratada, pode evoluir para quadros mais crônicos.
Por isso, uma consulta na Clínica Atlas, especialista em ortopediae medicina esportiva, é a forma mais efetiva para buscar o melhor tratamento da condromaláciapatelar.
Temos mais matérias relacionas em nosso blog e vídeos no site
Um forte abraço e cuide-se!