O colágeno é a proteína mais encontrada no corpo humano. Existem diferentes tipos de colágeno, sendo que na cartilagem o principal é o tipo dois (colágeno tipo II ou colágeno tipo 2). O colágeno é uma proteína grande, e pode ser separada em pedaços menores para facilitar a absorção. Esses pedaços menores são os peptídeos de colágeno, que são obtidos quando o colágeno é hidrolisado. Portanto o colágeno hidrolisado não é a molécula inteira de colágeno, e sim pedaços de colágeno, que podem ser usados por ortopedistas, dermatologistas, nutrólogos, entre outros especialistas, como um suplemento para ajudar o organismo a fortalecer a cartilagem, a pele, etc. Geralmente utilizado em forma de pó, com uma dose aproximada de 10 gramas por dose.
Já o colágeno tipo II (UC-II) ou colágeno não hidrolisado é a molécula inteira de colágeno tipo II, geralmente obtida de cartilagem de frango. Este tipo de colágeno também vai ser digerido pelo estômago e intestino antes de ser absorvido. Porém ao ser absorvido vai entrar em contato com células do sistema imunológico do nosso trato gastrointestinal e provocar a inibição de uma enzima que provoca inflamação nas articulações, a colagenase. Geralmente utilizado em forma de comprimido com 40 mg.
Portanto o colágeno tipo II tem uma ação principalmente antiinflamatória pelo mecanismo de tolerância oral que foi explicado anteriormente, enquanto o colágeno hidrolisado funciona principalmente como um suplemento. Para saber qual deles é melhor no seu caso de artrose, é recomendável procurar um ortopedista, para avaliar seu grau de artrose e recomendar o mais indicado para o seu caso.