Viscossuplementação com Ácido Hialurônico

O que é a viscossuplementação com Ácido Hialurônico?

Um dos tratamentos mais utilizados atualmente para a artrose é a viscosuplementação com ácido hialurônico. Trata-se da infiltração de ácido hialurônico na articulação do joelho. O ácido hialurônico é um dos principais constituintes da cartilagem e do líquido sinovial, que é o líquido que lubrifica as articulações e alimenta os condrócitos, que são as células que produzem cartilagem.  Portanto este tratamento repõe o líquido sinovial saudável dentro do joelho, melhorando os sintomas da artrose.

O líquido sinovial normal possui uma consistência viscosa, semelhante a um gel, que lubrifica as articulações e também serve com um amortecedor de impacto na cartilagem. Além do efeito lubrificante e de absorção de impacto, o ácido hialurônico também diminui a inflamação no joelho, aumenta a produção de líquido sinovial saudável e fortalece a cartilagem. Os efeitos antiinflamatórios incluem a redução dos níveis de prostaglandina e leucotrienos, redução da expressão de IL-1 e TNF-alfa, redução da produção de óxido nítrico (NO) e inibição da ação de metaloproteinase (MMP-1), o que inibe a destruição da cartilagem por esta enzima. Os efeitos anabólicos e condroprotetores incluem o aumento da síntese de matriz extracelular, aumento da produção endógena de ácido hialurônico, aumento da síntese de colágeno tipo II e proteoglicanos. Veja mais em O que é viscossuplementação com ácido hialurônico? Infiltração do joelho para lesões de cartilagem funciona?

Como é feita a viscosuplementação com ácido hialurônico?

É realizada uma infiltração no joelho com anestesia local, que pode ser realizada no próprio consultório. O paciente pode movimentar o joelho e caminhar normalmente após o procedimento, evitando esportes e exercícios físicos intensos por 24 a 48 horas. Utilizando o ácido hialurônico de alto peso molecular é necessária apenas uma infiltração no joelho, que pode ser repetida, se necessário, após seis meses a um ano.

A infiltração de ácido hialurônico é feita diretamente no joelho. Isto é muito vantajoso, especialmente para pessoas idosas e que tenham outros problemas de saúde, pois o medicamento vai agir apenas no joelho, evitando efeitos colaterais. Veja mais em O que é viscossuplementação com ácido hialurônico? Infiltração do joelho para lesões de cartilagem funciona? e Quantas infiltrações no joelho são necessárias?

Existem várias marcas e fórmulas de ácido hialurônico no mercado, que variam principalmente de acordo com sua concentração e peso molecular. Quanto mais denso e pesado for o gel, maior a sua durabilidade e menos infiltrações são necessárias. O número de infiltrações varia de um a cinco, e depende principalmente do medicamento que está sendo utilizado. Nos casos de ácido hialurônico de alto peso molecular é necessária apenas uma infiltração. Geralmente, o custo total do tratamento é equivalente, ou seja, uma ampola do medicamento que necessita de uma injeção é equivalente ao preço de três ampolas do medicamento que necessita de três injeções. É necessário avaliar isto com cuidado e observar se está sendo utilizada a dose prescrita na bula.

Este tipo de infiltração é completamente diferente do que se realizava no passado, quando se utilizava infiltração de anestésico para aliviar a dor nos atletas para competição, principalmente jogadores de futebol. Neste caso o objetivo da infiltração era o alívio imediato da dor para permitir a competição, o que causava agravamento das lesões.

Compartilhe

Obrigado por entrar em contato!

Sua solicitação está sendo processada por nossa equipe, fique atento ao nosso retorno que deve ocorrer o mais breve possível.

× Agendar Consulta!